quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Sobre o judo

O conceito
O judo é uma arte marcial e um desporto de luta que coloca frente a frente duas pessoas (os atletas são divididos conforme o seu peso), sendo o principal objectivo de um dos praticantes, derrubar, imobilizar ou fazer render o seu adversário. Com características bastante competitivas, o judo é composto por várias técnicas e movimentos. Foi criado no Japão, em 1882, pelo professor de Educação Física Jigoro Kano. Ao criar esta arte marcial, Kano tinha como objetivo criar uma técnica de defesa pessoal, além de desenvolver o físico, espírito e mente. Esta arte marcial chegou ao Brasil no ano de 1922, em pleno período da imigração japonesa.


Aspectos filosóficos
I.  Conhecer-se é dominar-se, e dominar-se é triunfar.
II.  Quem teme perder já está vencido.
III.  Somente se aproxima da perfeição quem a procura com constância, sabedoria e, sobretudo, humildade.
IV.  Quando verificares que nada sabes, terás feito o teu primeiro progresso no aprendizado.
V.  Nunca te orgulhes de haver vencido um adversário. Ao que venceste hoje, poderá derrotar-te amanhã. A única vitória que perdura é a que se conquista sobre a própria ignorância.
VI.  O judoca não se aperfeiçoa para lutar, luta para se aperfeiçoar.
VII. O judoca é o que possui inteligência para compreender aquilo que lhe ensinam e paciência para ensinar o que aprendeu aos seus semelhantes.
VIII.  Saber cada dia um pouco mais, utilizando o saber para o bem.
IX.  Praticar o judô é educar a mente a pensar com velocidade e exatidão, bem como ao corpo a obedecer com justeza. O corpo é uma arma cuja eficiência depende da precisão com que se usa a inteligência. 
“Os princípios filosóficos do judô devem orientar a maneira de pensar do praticante do judô, para que essa prática se volte para o desenvolvimento pleno e harmonioso do judoca em busca de equilíbrio pessoal e fortalecimento moral.”

História do judô
O Judô é um esporte que pode ser considerado como uma arte e uma filosofia
de vida, podendo assim, ser visto como um dos esportes mais completos, pois comon cultura física todas as partes do corpo entram em ação de todas as formas e se desenvolvem harmoniosamente, adquirindo força e flexibilidade. Filosoficamente seus princípios e sua disciplina complementam o trabalho que permite um desenvolvimento global do indivíduo. Devido a estes adjetivos, segundo Alvim (1975) é que o Judô atrai em todo o mundo milhões de pessoas de ambos os sexos e idade variadas, e, no Brasil, de acordo com Franquini (1999) são mais de dois milhões de praticantes, tendo como principal meio de atração a sua importância na formação da personalidade. Ao se estudar a abrangência educacional do Judô, se observa que desde a sua origem a preocupação do seu criador foi de abordar uma arte onde o objetivo principal era que o indivíduo tivesse um desenvolvimento integral. A prática do Judô, abrange muitas formas de trabalho, como os "Kata" que são formas clássicas de execução do movimento das técnicas; as diversas variações das técnicas introduzidas para efeito de combate denominado de "Waza". As divisões e sub-divisões de técnicas como as de projeção "Nage-Waza", as de imobilizações "Katame-Waza" e ainda as técnicas vitais -"Atemi-Waza".

Projeções - Ippon seoi nage


“Ippon-seoi-nage”, numa tradução livre da língua japonesa para a  língua portuguesa significa “projecção sobre o ombro com uma mão”. Esta técnica é, por vezes, também designada por “Katate Seoi-Nage”. O Ippon-seoi-nage é um técnica de projecção (nage-waza) e, pelas suas natureza e forma de execução, encontra-se classificada no grupo de técnicas de braços (te-waza). Com a mão esquerda, pegar manga direita do oponente no cotovelo ou perto do fim de sua manga. Com a mão direita aderência, gola esquerda do adversário. Passo com o pé direito a meio caminho entre você e seu oponente. Quebre seu equilíbrio à sua frente ou frente à direita, puxando para cima e para trás com os braços. Continue puxando para trás, dobre as pernas, de articulação em seu pé direito e coloque o pé esquerdo na frente do pé esquerdo do adversário, de modo que eles estão enfrentando a mesma direção. Como você faz isso, sua mão direita eo antebraço devem deslizar sob o braço direito do oponente. Seu cotovelo deve ser o mais próximo possível da axila do oponente. Além disso, apertar o braço direito para controlá-lo. Você deve ter o controle do braço agora. Agora deve haver nenhum espaço entre você e seu oponente. Estique as pernas, virar o corpo, e dobre para a frente para carregar o adversário para a sua volta e jogá-los.

Projeções - De ashi barai


Um golpe muito interessante de se usar em competições, e muito utilizado, tive um livro que descrfevia as técnicas de JUDO e notei que muitos karatekas chamam de "ashi-barai" todas as técnicas aonde uma "rasteira" leva o adversário ao solo, desde golpes que realmente podem ser chamados de DE-ASHI-BARAI até outras técnicas de JUDO e mesmo golpes na altura da canela e mesmo do joelho, que são muito perigosas à integridade física.

Quedas – Ushiro Ukemi

Ushiro-Ukemi é uma técnica segura caindo para traz usado para minimizar o impacto com o Tatami quando um jogador é jogado para trás.
 Principais pontos técnicos:
 1. a "curva de / round" nas costas e rolar para trás.
 2. para manter o queixo em contato com o peito ao fazer UKEMI (a fim de evitar o contato direto da parte de trás da cabeça no Tatami).
 3. para esticar os braços para a frente (no sentido de protegê-los de atingir o solo directamente de uma maneira descontrolada).
 4. tapa fora do tatame com os braços e saltar a parte traseira fora do tatame.

Quedas – Yoko Ukemi

Yoko-Ukemi é uma técnica segura caindo  para o lado permitindo minimizar o impacto com o tatami quando um jogador é jogado para o lado dele.
 Principais pontos técnicos:
 1. Tori mantém o queixo em contato com o peito durante toda a queda.
 2. Tori estica o braço a 45 graus para o seu lado, bateu o tapete e mantém os dedos de frente para seus pés enquanto ele rola de costas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário