quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Jogos de oposição



Aula do dia 08 de Agosto de 2012






MACRO (GRUPO) ---------------> MICRO (DUPLA)






O jogo de oposição precisa de uma ação motora de ataque e defesa, ela transforma a briga em jogo com regras, onde as crianças podem expressar seu impeto em condições definidas e seguras não produzindo a derrota definitiva ou destruidora, mas para relativização da vitória, ajudam a dominar a incerteza no combate assistido por um professor árbitro, que garanta ao respeito, as regras e aos limites impostos.






Características de:


ATAQUE - São as ações motoras de agarrar, reter, desequilibrar, imobilizar e tocar. Assim tendo diversificações possíveis como a de agarrar pode ser apanhar os braços, as pernas, a cintura e o tronco. Reter pode ser com as mãos e pelo meio do corpo. Imobilizar é virando, recobrindo o corpo, fixando os membros e combinando ações. Desequilibrar seria puxar, empurrar, projetando e levantando.


DEFESA - Envolve ações motoras especificas de esquivar-se, resistir, livrar-se e bloquear (absorção dos golpes), tendo as diversificações de movimentos em cada ação, sendo elas agarrando, empurrando e virando sendo elas características de livrar-se. Já de resistir é atacando, desviando e opondo-se entretanto rolando, saltando, virando, abaixando-se e desviando as mãos são aspectos de esquivar.






Os Jogos de Oposição Classificam-se em 6 tipos de Atividades:


1. Rapidez, Atenção e Agilidade


2. Desequilibrar


3. Reter - Imobilizar


4. Jogo de conquista de objeto


5. Jogo de conquista de território


6. Combate






Fonte: OLIVIER, Jean-Claude. Das Brigas aos Jogos com regras: enfrentando a indisciplina na escola. Porto Alegre: Artmed, 2000






Dos 6 tipos de atividades que podem ser trabalhados, nesta data vivenciamos através de uma aula prática, os Jogos de Oposição:


RAPIDEZ / ATENÇÃO:


- Mãe Repolho, onde os alunos estavam espalhados pela sala todos em cima do tatame, havia um aluno pegador que ao sinal do professor ele devia tentar tocar o maior numero de pessoas, onde quem fosse tocado teria de ficar em forma de um repolho (agachado) e para ser salvo, voltar a brincadeira alguém que ainda não tivesse sido tocado havia de passar por cima desse repolho.


- Cola soco, parecida coma brincadeira anterior, só que quem fosse tocado


deveria ficar parado na posição como de fosse dar um soco, e para ser salvo e retornar a brincadeira alguém deveria utilizar alguma ação motora de defesa como, bloquear esse soco, esquivar.


JOGO DE CONQUISTA DE OBJETO:


- Pique bola (pique bandeira), a turma foi dividida em dois grupos, todos sobre o tatame, cada grupo tem uma bandeira nesse caso uma bola, o objetivo é proteger a sua bola e tentar conquistar a bola do outro grupo, havia algumas regras não podia ficar em pé, podia rolar, engatinhar, passar a bola entre os mesmos do grupo, vencia quem conseguisse trazer a bola adversária para o seu lado primeiro.


- Números, permaneceu a turma dividida em dois grupos só que agora posicionados para inicio uns de frente para os outros, cada um recebeu um numero 1,2,3,... iniciando da esquerda para a direita, isso feito nos dois grupos, no centro havia uma bola e de cada lado do tatame um gol, pertencendo um a cada grupo, ao sinal do Professor por exemplo se ele dizer numero 5, os dois participantes que eram o numero 5 tinham que se dirigir ao centro e tentar fazer um gol, trazer a bola para o seu lado, ou podia apenas evitar que o outro o fizesse, só não podia ficar em pé e nem lançar a bola, podia rolar, engatinhar, empurrar.

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