- Grupo I: Jogos de rapidez e de atenção São jogos de vivacidade que alternam sempre os papéis de atacante e de atacado e evitam o contato próximo com o adversário.
- Grupo II: Jogos de conquista de objetos Esses jogos aproximam os adversários, mas as principais ações de oposição são feitas em direção a objetos a serem conquistados. os papéis de atacante e de defensor são separados.
- Grupo III: Jogos de conquista de territórios As situações desse grupo implicam aproveitamento e diversificação das ações desequilibradoras para chegar a seus fins. É preciso puxar, carregar, empurrar, fazer virar e, é claro, esquivar-se, desviar-se, resistir. O contato torna-se inevitável.
- Grupo IV: Jogos para desequilibrar Trata-se agora de, verdadeiramente, agir em direção ao adversário, sem mediação de objeto ou de território. Os papéis de ataque e de defesa são, ora alternativos, ora simultâneos.
- Grupo V: Jogos para reter, imobilizar, livrar-se Necessitam de enfrentamentos variados e obrigam o corpo a corpo. São, ao mesmo tempo, jogos para resistir e para livrar-se. os papéis são ora separados, ora combinados.
- Grupo VI: Jogos para combater O combate é agora completo. as condutas de ataque e de resistência são concomitantes. Torna-se indispensável encadear e coordenar todas as ações necessárias ao combate.
Fonte: Olivier, Jean-Claude. Das Brigas aos jogos com regras: enfrentando a indisciplina na escola / Jean-Claude; trad. Heloísa Monteiro Rosário. - Porto Alegre : Artes Médicas Sul, 2000
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